Sensores e Atuadores

A Radiodados trabalha com todos os sensores e atuadores de mercado, e ajuda o cliente na escolha adequada ao projeto.

 

Sensores e atuadores são essencialmente a interface entre o mundo real, analógico, e o mundo virtual, digital. É no o mundo virtual que trabalhamos e suas principais características são a clareza de informações e a disponibilidade das mesmas, independentemente de onde se está geograficamente falando.

 

Sensores como o próprio nome diz são os elementos que detectam tipos de sinais do ambiente, tais como temperatura, velocidade, sintoma clínico, opinião de uma pessoa, etc. Pode ser de forma automatizada ou manual, pode ser uma vez ou continuamente, pode ser qualquer outro conceito desde que se obtenha a informação procurada.

 

Podem ser tanto dispositivos simples, com simples conversão de um sinal da natureza em um sinal elétrico ou sensores complexos, que além da aquisição do sinal da natureza já realizam uma série de tratamentos para que o sinal elétrico resultante seja compatível com outros tipos de equipamentos.

 

O sinal elétrico do sensor é enviado aos produtos da Radiodados que captam suas informações e os disponibilizam para tratamento de dados intermediários, e posteriormente disponibiliza  para o cliente no Portal, porém em forma de informações úteis, agrupadas e compiladas.

 

Da mesma forma, em geral é preciso provocar ações no ambiente em função das informações na central de informática, e essa tarefa é executada por atuadores. Analogamente, um comando do cliente chega ao atuador por um sinal elétrico e este faz a conversão para um sinal do ambiente.

 

Os produtos da Radiodados podem interfacear com qualquer atuador, e trabalhamos com todos os fornecedores de mercado.

A RadioDados fornece o Terminal TRM-10 Sigfox, projetado exclusivamente para uso em IoT, permitindo que qualquer informação captada por sensores possa ser disponibilizada no Portal, via internet, para os mais variados fins.

Características

  • Modem IoT – Sigfox
  • Quatro entradas e duas saídas digitais
  • Uma entrada e uma saída analógica
  • Uma interface serial RS485

A customização do aplicativo embarcado permite processamentos das interfaces e comunicação com o Portal de acordo com as necessidades do cliente.

Pode-se fazer a monitoração, controle e configuração local via software Windows, com interface amigável, e direcionada à aplicação do cliente. Aqui se extrai relatórios de acompanhamento do processo e exporta dados para outras aplicações do sistema.

O modem é voltado para uso com CLPs ou outras máquinas computadorizadas que já possuam sensores e atuadores, permitindo que as informações dessas máquinas sejam enviadas à nuvem.

Características

A customização do aplicativo embarcado permite processamentos das interfaces e comunicação com o Portal de acordo com as necessidades do cliente.

Pode-se fazer a monitoração, controle e configuração local via software Windows, com interface amigável, e direcionada à aplicação do cliente. Aqui se extrai relatórios de acompanhamento do processo e exporta dados para outras aplicações do sistema.

 

Possui ainda uma interface serial RS232 extra.

Aplicações

Indústria

Embora a maioria dos projetos de IoT industrial seja sobre automação, esta surge como impulsionadora da Indústria 4.0, ou a próxima fase na digitalização do setor manufatureiro. Dispositivos sensores e atuadores vão participar em quatro fatores:

  • O surpreendente aumento no volume de dados, potência computacional e conectividade, especialmente as novas redes de área ampla de baixa potência
  • O surgimento de recursos de análise e inteligência de negócios
  • Novas formas de interação homem-máquina, como interfaces de toque e sistemas de realidade aumentada
  • Melhorias na transferência de instruções digitais para o mundo físico, como robótica avançada e impressão em 3D.

Para qualquer empresa que lide com a produção e/ou transporte de bens físicos, a IoT pode criar eficiências operacionais revolucionárias e apresentar modelos de negócios completamente novos.

Na produção, as máquinas adaptadas para IoT podem fazer monitoramento de forma autônoma e prever problemas em potencial, o que significa menos paralisações e mais eficiência em geral

Cadeia de suprimentos

Com um inventário gerenciado por sensores, a tecnologia de IoT pode cuidar das encomendas de suprimentos antes de os estoques acabarem. Isso diminui o desperdício, ao mesmo tempo que mantém os bens necessários em estoque e libera os funcionários para se concentrarem em outras tarefas.

Gerenciamento de instalações

Dispositivos podem deixar o gerenciamento das instalações mais simples e seguro, por exemplo como controles de clima acionados por sensores e por informações de perfil dos presentes. Além disso, os dispositivos que monitoram os pontos de entrada das instalações e respondem rapidamente a ameaças em potencial vão aumentar a segurança das instalações.

Varejo

A tecnologia de IoT tem o potencial de tomar decisões de marketing rápidas e inteligentes para lojas individuais. Com sensores nas vitrines que monitoram os interesses dos clientes, as lojas podem obter uma grande vantagem sobre seus concorrentes.

Agronegócio

O monitoramento de plantações e rebanhos de gado são fundamentais para a cada vez maior exigência por eficiência do setor, tendo em vista as certificações dos produtos no comércio internacional. Tecnologias de sensores sem fio e sempre conectadas são o atrativo para esse ramo de negócios.

Transporte

Acompanhamento de bens transportados, ou rastreamento, são importantes no gerenciamento de logística e segurança. Dispositivos pequenos, portáteis e facilmente instaláveis em cargas e veículos podem fazer a diferença na qualidade do serviço.

Assistência médica

Com dispositivos que monitoram os pacientes remotamente e notificam os provedores de serviços de saúde assim que o status do paciente muda, o setor pode se tornar mais preciso e responsivo, e médicos consigam fazer os tratamentos de forma mais rápida e eficiente.

Automação doméstica

As casas inteligentes já estão em fase de ampla disseminação. Abrem-se as oportunidades de coleta de informações do comportamento da vida doméstica visando serviços de atendimento a moradores em casas e condomínios, especialmente em tempos de pandemia e pós pandemia. 

Cidades inteligentes

Também as cidades oferecem oportunidades de coleta de informações do comportamento das pessoas nas ruas e locais públicos. Isso significa necessidades de controle de fluxo de trânsito, tratamento de lixo, controle de poluição, controle sanitário e muitos outros tópicos.

Vestíveis

Um dispositivo vestível avançado que pode fornecer dados de saúde pessoal significativos. Seria um serviço de assistência médica relacionado ao deslocamento das pessoas.

Missão

MISSÃO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco.

Visão

VISÃO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis.

Valores

VALORES

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco.

Fale conosco

Deixe sua mensagem e entraremos em contato assim que possível, esclarecendo quaisquer dúvidas ou solicitações.

 

  contato@radiodados.com.br